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  • Atualização: 10/06/2015


Observação: Ciente da problemática sobre o tema, o esquema que segue não pretende ser um estudo acadêmico. Tem apenas a preocupação de apresentar a meus alunos um esquema prático da manufatura de um resumo minimamente articulado.

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Adaptado de http://portuguesonline.no.sao.pt/resumo.htm veja mais referências ao final.

1 - Escrever mais, escrever melhor

O resumo é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objetividade. O resumo é um texto que apresenta as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem.
Resumir um texto é condensar as ideias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio objetivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário.
O resumo é uma técnica que encara o texto como um todo, não é uma sequência de frases autônomas; pelo contrário, é um conjunto de ideias ordenadas, numa totalidade, formal e significativa.
Trata-se de um exercício de inteligência, exigindo a redação de um novo texto, com base no texto-fonte.
Os resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.
Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. Em todo o caso, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire com a prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.


2Elaboração do Resumo

Para elaborar um resumo, consideram-se três fases:
A - Escolha de qual tipo de resumo deverá ser realizado;
B - Compreensão da estrutura do texto a resumir;
C - Redação de um novo texto.

A - Escolha do tipo de resumo.

Existem basicamente três tipos de resumos: Descritivo ou Indicativo; Informativo ou Analítico e Crítico.
1)   Resumo Descritivo ou Indicativo: Quando faz referência às partes mais importantes, componentes do texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. Não é simples enumeração do sumário ou índice do trabalho.
2)   Resumo Informativo ou Analítico: Sendo uma apresentação condensada do texto, esse tipo de resumo não deve conter comentários pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que não deve formular críticas. Deve ser seletivo e não mera repetição sintetizada de todas as ideias do autor. Utilizam-se, de preferência, as palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, apresenta-as entre aspas. Não sendo uma enumeração de tópicos, o resumo informativo ou analítico deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas. Ao final do resumo, indicam-se as palavras-chave do texto. Da mesma forma que na redação de fichas, procura-se evitar expressões tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor ou segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) e outras do gênero, ou seja, todas as palavras supérfluas. Deve-se dar preferência à forma impessoal.
3)Resumo crítico - quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das ideias principais. No resumo crítico não pode haver citações.



B. - Compreensão do texto original:

1. Leitura global (primeira leitura);
o  Tenta-se captar o plano geral da obra.
2. Leitura para descoberta da organização do texto (segunda leitura);
o  Tenta-se ara responder a duas questões principais: de que trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, identifica-se a ideia central e o propósito que nortearam o autor.
o  Levantamento das ideias ou fatos essenciais;

3. Leitura para detecção de seu encadeamento (terceira leitura);
o  Dividir o texto em partes;
o  Dar um título a cada uma das partes;
o  Assinalar as palavras chave;
o  Sublinhar os articuladores do discurso;
o  Esquematizar as ideias expostas/construir o plano do texto;
o  Detectar informações dadas pelo título, pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão.
Observação: É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma ideia para outra, inicia novo parágrafo; entretanto, a ligação entre os parágrafos permite identificar:
a) consequências - quando se empregam palavras tais como: em consequência, por conseguinte, portanto, por isso, em decorrência disso etc;
b) justaposição ou adição - identificada com expressões de tipo: c, da mesma forma, da mesma maneira etc;
c) oposição - com a utilização das palavras: porém, entretanto, por outra parte, sem embargo etc;
d) incorporação de novas ideias;
e) complementação do raciocínio;
f) repetição ou reforço de ideias ou argumentos;
g) justificação de proposições - por intermédio de um exemplo, comprovação etc;
h) digressão - desenvolvimento de ideias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho.
Os três últimos casos (f, g e h) devem ser totalmente excluídos do resumo.
4.  Última leitura:
Deve ser feita com a finalidade de:
a) compreensão do sentido de cada parte importante;
b) anotação das palavras-chave;
c)verificação do tipo de relação entre as partes (consequência, oposição, complementação etc.).

C - Construção do novo texto (resumo)

·  Excluir:
o   Opiniões pessoais (exceto em resumos críticos);
o   frases do autor do texto original (se for absolutamente necessário utilize citações).
·  Suprimir:
o Palavras ou frases referentes a ideias ou fatos secundários;
o Repetições e redundâncias;
o Interjeições e tudo o que contribua para um estilo particular do texto;
o Pormenores desnecessários, exemplos, citações, pequenas histórias a propósito;
o Expressões explicativas do tipo "ou seja", "isto é", "quero dizer", "dito de outro modo", "por outras palavras";
o frases e enumerações do texto original, por outras que tornem mais econômica a expressão, devendo excluir-se as transições.
o Parágrafos;
o O uso de frases negativas;
o Fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias; quando seu emprego for imprescindível, defini-las na primeira vez que aparecerem.
o    
·  Manter:
o O fio condutor do texto a resumir.
o Os valores mais significativos nos textos que fornecem dados em números
o  A ordem pela qual as ideias ou fatos são apresentados no texto-base.
o Observar:
o  Selecione as ideias ou fatos essenciais do texto original que constarão no resumo
o  A escolha o vocabulário com rigor, de modo a evitar palavras inexpressivas;
o Escreva o resumo em linguagem clara e concisa;
o Deve-se dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.
o Articule os parágrafos e as frases;
o Recomenda-se que os resumos tenham as seguintes extensões:
a) para notas e comunicações breves, os resumos devem ter até 100 palavras;
b) para monografias e artigos, até 250 palavras;
c) para relatórios e teses, até 500 palavras.
o As palavras-chave e descritores, quando empregados no resumo, devem ter destaque especial.

3 - Autocorreção do resumo

Concluído o resumo, há que aperfeiçoá-lo. Abaixo segue uma lista de verificação de resumo que pode dar uma ajuda nesse sentido, pois recupera alguns dos aspectos mais importantes do ato de resumir.


3 - Tabela - Lista de verificação do resumo
Aspectos a considerar
Sim
Não
Não observado
1. Referi apenas as ideias ou fatos principais do texto original?



2. Omiti ou substituí as listas ou enumerações por uma designação mais geral?



3. Evitei o recurso a expressões explicativas do tipo "isto é", "como se sabe", etc?



4. Respeitei a ordem das ideias do texto original?



5. Dei preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa? (Ex. Marta fez todo o trabalho em apenas um dia. João necessitava ...)



6. Excluí pormenores irrelevantes, exemplos, citações, pequenas histórias?



7. Evitei copiar frases ou expressões do texto?



8. Articulei bem os parágrafos e as frases?



9. O texto resumido tem cerca de 500 palavras?



10. Separei adequadamente as palavras-chave? (6 palavras-chave)




Adaptado: 
Manual “Ser em Português”, 10º ano, págs. 214/215; 
NBR6028 - Informação e documentação - Resumo - Apresentação 28/11/2003;
http://lohn.no.sapo.pt/texto04.htm acesso em 24/03/2013
http://hamiltont.blogspot.com.br/2009/08/abnt-nbr-6028-resumos-apresentacao.html acesso em 24/03/2013

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