Observação: Ciente da problemática sobre o tema, o esquema que segue não pretende ser um estudo acadêmico. Tem apenas a preocupação de apresentar a meus alunos um esquema prático da manufatura de um resumo minimamente articulado.
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Adaptado de http://portuguesonline.no.sao.pt/resumo.htm veja mais referências ao final.
1 - Escrever mais, escrever melhor
O resumo é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objetividade. O resumo é um texto que apresenta as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem.
Resumir um texto é condensar as ideias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio objetivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum comentário.
O resumo é uma técnica que encara o texto como um todo, não é uma sequência de frases autônomas; pelo contrário, é um conjunto de ideias ordenadas, numa totalidade, formal e significativa.
Trata-se de um exercício de inteligência, exigindo a redação de um novo texto, com base no texto-fonte.
Os resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir uma versão resumida de um texto oral.
Evidentemente, alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas dificuldades a quem resume. Em todo o caso, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire com a prática - não encontrará obstáculos na tarefa de resumir, qualquer que seja o tipo de texto.
2 - Elaboração do Resumo
Para elaborar um resumo, consideram-se três fases:
A - Escolha de qual tipo de resumo deverá ser realizado;
B - Compreensão da estrutura do texto a resumir;
C - Redação de um novo texto.
A - Escolha do tipo de resumo.
Existem basicamente três tipos de resumos: Descritivo ou Indicativo; Informativo ou Analítico e Crítico.
1) Resumo Descritivo ou Indicativo: Quando faz referência às partes mais importantes, componentes do texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. Não é simples enumeração do sumário ou índice do trabalho.
2) Resumo Informativo ou Analítico: Sendo uma apresentação condensada do texto, esse tipo de resumo não deve conter comentários pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que não deve formular críticas. Deve ser seletivo e não mera repetição sintetizada de todas as ideias do autor. Utilizam-se, de preferência, as palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, apresenta-as entre aspas. Não sendo uma enumeração de tópicos, o resumo informativo ou analítico deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas. Ao final do resumo, indicam-se as palavras-chave do texto. Da mesma forma que na redação de fichas, procura-se evitar expressões tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor ou segundo ele, a seguir, este livro (ou artigo, ou documento) e outras do gênero, ou seja, todas as palavras supérfluas. Deve-se dar preferência à forma impessoal.
3)Resumo crítico - quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma, no que se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das ideias principais. No resumo crítico não pode haver citações.
B. - Compreensão do texto original:
1. Leitura global (primeira leitura);
o Tenta-se captar o plano geral da obra.
2. Leitura para descoberta da organização do texto (segunda leitura);
o Tenta-se ara responder a duas questões principais: de que trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, identifica-se a ideia central e o propósito que nortearam o autor.
o Levantamento das ideias ou fatos essenciais;
3. Leitura para detecção de seu encadeamento (terceira leitura);
o Dividir o texto em partes;
o Dar um título a cada uma das partes;
o Assinalar as palavras chave;
o Sublinhar os articuladores do discurso;
o Esquematizar as ideias expostas/construir o plano do texto;
o Detectar informações dadas pelo título, pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão.
Observação: É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma ideia para outra, inicia novo parágrafo; entretanto, a ligação entre os parágrafos permite identificar:
a) consequências - quando se empregam palavras tais como: em consequência, por conseguinte, portanto, por isso, em decorrência disso etc;
b) justaposição ou adição - identificada com expressões de tipo: c, da mesma forma, da mesma maneira etc;
c) oposição - com a utilização das palavras: porém, entretanto, por outra parte, sem embargo etc;
d) incorporação de novas ideias;
e) complementação do raciocínio;
f) repetição ou reforço de ideias ou argumentos;
g) justificação de proposições - por intermédio de um exemplo, comprovação etc;
h) digressão - desenvolvimento de ideias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho.
Os três últimos casos (f, g e h) devem ser totalmente excluídos do resumo.
4. Última leitura:
Deve ser feita com a finalidade de:
a) compreensão do sentido de cada parte importante;
b) anotação das palavras-chave;
c)verificação do tipo de relação entre as partes (consequência, oposição, complementação etc.).
C - Construção do novo texto (resumo)
· Excluir:
o Opiniões pessoais (exceto em resumos críticos);
o frases do autor do texto original (se for absolutamente necessário utilize citações).
· Suprimir:
o Palavras ou frases referentes a ideias ou fatos secundários;
o Repetições e redundâncias;
o Interjeições e tudo o que contribua para um estilo particular do texto;
o Pormenores desnecessários, exemplos, citações, pequenas histórias a propósito;
o Expressões explicativas do tipo "ou seja", "isto é", "quero dizer", "dito de outro modo", "por outras palavras";
o frases e enumerações do texto original, por outras que tornem mais econômica a expressão, devendo excluir-se as transições.
o Parágrafos;
o O uso de frases negativas;
o Fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias; quando seu emprego for imprescindível, defini-las na primeira vez que aparecerem.
o
· Manter:
o O fio condutor do texto a resumir.
o Os valores mais significativos nos textos que fornecem dados em números
o A ordem pela qual as ideias ou fatos são apresentados no texto-base.
o Observar:
o Selecione as ideias ou fatos essenciais do texto original que constarão no resumo
o A escolha o vocabulário com rigor, de modo a evitar palavras inexpressivas;
o Escreva o resumo em linguagem clara e concisa;
o Deve-se dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.
o Articule os parágrafos e as frases;
o Recomenda-se que os resumos tenham as seguintes extensões:
a) para notas e comunicações breves, os resumos devem ter até 100 palavras;
b) para monografias e artigos, até 250 palavras;
c) para relatórios e teses, até 500 palavras.
o As palavras-chave e descritores, quando empregados no resumo, devem ter destaque especial.
3 - Autocorreção do resumo
3 - Tabela - Lista de verificação do resumo
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Aspectos a considerar
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Sim
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Não
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Não observado
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1. Referi apenas as ideias ou fatos principais do texto original?
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2. Omiti ou substituí as listas ou enumerações por uma designação mais geral?
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3. Evitei o recurso a expressões explicativas do tipo "isto é", "como se sabe", etc?
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4. Respeitei a ordem das ideias do texto original?
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5. Dei preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa? (Ex. Marta fez todo o trabalho em apenas um dia. João necessitava ...)
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6. Excluí pormenores irrelevantes, exemplos, citações, pequenas histórias?
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7. Evitei copiar frases ou expressões do texto?
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8. Articulei bem os parágrafos e as frases?
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9. O texto resumido tem cerca de 500 palavras?
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10. Separei adequadamente as palavras-chave? (6 palavras-chave)
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Adaptado:
Manual “Ser em Português”, 10º ano, págs. 214/215;
NBR6028 - Informação e documentação - Resumo - Apresentação 28/11/2003;
http://lohn.no.sapo.pt/texto04.htm acesso em 24/03/2013
http://hamiltont.blogspot.com.br/2009/08/abnt-nbr-6028-resumos-apresentacao.html acesso em 24/03/2013